É melhor fazer seu marketing digital internamente ou firmar parceria com uma agência de marketing digital? É uma questão importante a ser considerada por todos os proprietários de empresas, e não existe uma resposta correta universal.
Na verdade, descobrimos que uma combinação dos dois costuma ser a melhor solução. Contratar uma agência de marketing digital para trabalhar em conjunto com seu profissional de marketing interno ou equipe pode ser a maneira mais eficaz de otimizar seu orçamento de marketing.
A escolha entre uma equipe de marketing interna ou externa às vezes pode parecer uma dicotomia perde-perde. Na realidade, é mais um espectro, e o equilíbrio perfeito entre interno / externo é diferente para cada empresa. É comum haver uma mistura de ambos; um Relatório divulgado pela Kiss Metrics mostra que mais de dois terços das equipes internas fazem parceria com agências externas.
Fizemos uma lista de alguns dos motivos pelos quais a contratação de uma agência pode ser benéfica, especialmente para empresas de pequeno a médio porte que buscam complementar um único profissional de marketing interno:
1. CONJUNTO DE HABILIDADES MAIS AMPLO
O principal motivo pelo qual as empresas optam por fazer parceria com uma agência de marketing digital é que elas recebem uma equipe inteira de profissionais experientes e especializados trabalhando em seu projeto por muito menos do que custaria construir essa mesma equipe internamente.
A maioria das pequenas empresas não tem trabalho suficiente para justificar a contratação de um desenvolvedor em tempo integral, um especialista em SEO em tempo integral e um gerente de contas de mídia social em tempo integral. No entanto, a grande maioria das empresas se beneficiaria com os serviços de cada uma.
A parceria com uma agência traz essas habilidades e muito mais para a mesa, sem nenhum investimento adicional. Ter um leque tão vasto de competências à disposição da sua empresa também torna mais fácil diversificar os seus esforços de marketing.
2. EXPERIÊNCIA
Não apenas há mais pessoas com diferentes conjuntos de habilidades em uma agência, mas também essas pessoas geralmente têm uma experiência mais profunda. Os profissionais de agências geralmente são especialistas em uma área específica, além disso, sua empresa se beneficia do cenário competitivo no qual as agências estão contratando talentos.
Os profissionais de marketing internos geralmente se adaptam para ser mais como um pau para toda obra, a fim de cobrir todas as necessidades da empresa. As agências dedicam recursos para educar os funcionários e mantê-los na vanguarda de suas respectivas disciplinas. Além disso, o ambiente de equipe dentro de uma agência promove o aprendizado e o crescimento contínuos.
3. CUSTO
De modo geral, é significativamente mais barato fazer parceria com uma agência do que trazer uma equipe interna completa. Dito isso, o custo total pode variar muito com base no tamanho do seu negócio e no quanto você pretende realizar. O marketing interno e externo pode representar um investimento considerável.
Um grupo interno completo requer despesas indiretas significativas, incluindo salários, benefícios, espaço de escritório, equipamento, treinamento, recrutamento e muito mais. Uma agência externa pode ser um dos maiores itens de linha em um orçamento de marketing e, por isso, pode ser um alvo fácil para cortes e renegociações.
Considerando tudo isso, uma agência de marketing digital geralmente é a solução mais econômica para um trabalho de marketing de alta qualidade. Pelo mesmo preço de um ou dois salários em tempo integral.
O uso de uma abordagem híbrida permite que você aproveite a ajuda de criativos internos de baixo custo em tempo integral, ao mesmo tempo em que obtém a flexibilidade e a diversificação de habilidades de uma agência de marketing digital quando necessário.
4. COMPROMISSO INFERIOR
A parceria com uma agência de marketing digital é muito menos comprometimento do que a contratação de uma equipe interna completa. Sua empresa não é responsável por nenhum recrutamento, entrevista, integração ou qualquer outra tarefa demorada e muitas vezes cara que surge com um novo funcionário.
As agências de marketing são mais fáceis de contratar e também mais fáceis de despedir do que um funcionário interno (ou pelo menos deveriam ser), o que significa que será mais fácil encontrar um bom ajuste entre uma agência e a equipe interna.
Confiança e comunicação são a base de uma parceria de agência de sucesso, e encontrar uma agência com a qual você possa construir esse relacionamento é fundamental.
5. PRODUTIVIDADE
Quando você faz parceria com uma agência, 100% do seu investimento vai para a produção de produtos. Nenhuma parte do seu orçamento de marketing está sendo gasto em benefícios, equipamentos, educação contínua, etc.
As agências também são movidas pela eficiência. Gerenciar várias contas significa que as agências têm um processo comprovado em vigor que lhes permite produzir um trabalho de alta qualidade que cumpre prazos e orçamentos.
Normalmente, eles podem realizar esse tipo de trabalho mais rapidamente do que uma equipe interna que pode estar trabalhando nisso pela primeira vez.
6. RESPONSABILIDADE
Um dos maiores desafios para os profissionais de marketing interno é provar o ROI . As agências são orientadas para os resultados e, portanto, desejam ter certeza de que estão coletando dados precisos e criteriosos para orientar a estratégia de marketing.
Os relatórios são uma parte crucial do fortalecimento da parceria e da tomada de decisões informadas no futuro. Fornecer dados significativos é valioso para a agência de marketing digital e sua empresa; ilustra um investimento mútuo no sucesso.
As agências são responsáveis por todos os seus clientes, e é outro processo que eles têm como uma ciência.
7. MAIOR REDE E ACESSO A FERRAMENTAS AVANÇADAS
Trabalhar com vários clientes cria uma grande rede de fornecedores e canais que também podem levar a novas parcerias para sua empresa. As agências também têm acesso a um grande número de ferramentas e recursos que não são práticos de se ter para apenas uma empresa ou que são exclusivos para profissionais do setor.
Além de construir uma rede por meio de parcerias, as agências costumam expor trabalhos e aparecer em publicações, o que pode dar ainda mais visibilidade à sua empresa.
8. ESTABILIDADE
Além da lacuna de habilidades, um dos maiores desafios que as equipes internas enfrentam é a rotatividade de funcionários. Os funcionários de marketing podem ficar especialmente sujeitos ao esgotamento quando trabalham internamente para uma empresa por alguns anos, e sua criatividade pode estagnar.
Como resultado, muitos profissionais de marketing de nível júnior a médio mudam de emprego a cada 2-3 anos. Quando um funcionário sai, não há apenas taxas de recrutamento, custos de entrevista e treinamento a serem contabilizados, mas também a carga de trabalho que recai sobre seus outros funcionários internos enquanto uma substituição é encontrada.
Isso pode significar um atraso ou interrupção em suas campanhas de marketing. Com uma agência parceira, você pode ter certeza de que sua estratégia de marketing ainda será executada de forma consistente mês após mês.
9. ESCALABILIDADE E FLEXIBILIDADE
Para aumentar a produção geral de uma equipe interna, você precisaria contratar mais funcionários ou contratados. A parceria com uma agência de marketing digital oferece à sua empresa a flexibilidade de aumentar o engajamento (ou desacelerá-lo) conforme necessário.
Se você deseja lançar um novo site, pode aumentar rapidamente a agência para criá-lo. Depois que o site estiver no ar, você pode alocar esse tempo para outro aspecto de sua campanha.
10. CRIATIVIDADE E OBJETIVIDADE
Uma das maiores vantagens que a colaboração com uma agência pode oferecer é sua criatividade e objetividade. Manter todos os esforços de marketing internamente pode às vezes levar ao pensamento de grupo e à visão de túnel.
Uma agência de marketing digital não é influenciada por nenhum preconceito interno ou conhecimento assumido, então é mais fácil destilar uma mensagem clara para o público-alvo. As equipes internas costumam ter um conhecimento tão profundo que tentam falar muito, e a mensagem central se perde para o público.
Uma perspectiva imparcial pode ajudar a filtrar todas as informações desnecessárias, enquanto permanece fundamentada o suficiente para se comunicar claramente com o mundo exterior.
Encontrar o equilíbrio certo entre o trabalho interno e externo pode exigir alguns ajustes. Talvez faça mais sentido contratar uma grande equipe interna, apenas trazendo uma agência para projetos de grande porte, como uma Consultoria em SEO, rebranding, planejamento de estratégia ou campanhas de longo prazo que sempre ficam em segundo plano para o trabalho interno imediato.
Ou talvez faça mais sentido para sua empresa contratar um ou dois profissionais de marketing internos para criar produtos diários e, ao mesmo tempo, ser o ponto de contato de sua agência de marketing digital e, em seguida, terceirizar a maior parte da estratégia e produção para seu parceiro de agência.
Mesmo ter um gerente de marketing interno é uma grande vantagem. Proporciona um canal de comunicação claro, mantendo os demais departamentos focados. Também significa que sua empresa tem uma pessoa dedicada para revisar os relatórios,
Onde quer que sua empresa esteja no espectro, fica claro que há muitas vantagens em ter uma agência de marketing digital trabalhando com sua equipe interna de marketing.
Em nossa experiência, essas parcerias funcionam melhor quando o produto final é um reflexo da expertise de sua equipe na empresa e nossa expertise em planejar e executar uma estratégia de marketing digital de alto nível.